Alopecia androgenética tem tratamento: Conheça as opções disponíveis em Joinville.

Quando um paciente me procura relatando afinamento dos fios, entradas mais aparentes ou perda de volume no topo da cabeça, uma das primeiras suspeitas é a alopecia androgenética. E uma dúvida que escuto com frequência é: “Alopecia androgenética tem tratamento?”
Sim, tem. E o mais importante: quanto mais cedo começamos, maiores são as chances de preservar os fios. Neste post, quero lhe explicar como essa condição afeta homens e mulheres, quais as causas e as opções que ofereço aqui na minha clínica especializada em queda de cabelo em Joinville.
O que é alopecia androgenética e como ela afeta homens e mulheres
A alopecia androgenética é a famosa calvície, doença de causa multifatorial que envolve fatores genéticos, hormonais e ambientais. Ela ocorre devido à sensibilidade dos folículos capilares à ação dos hormônios androgênicos, como a DHT (di-hidrotestosterona).
Nos homens, é comum aparecerem entradas nas laterais e rarefação na coroa. Já nas mulheres, o afinamento dos fios costuma ser difuso no topo do couro cabeludo, começando pela risca central do couro cabeludo.
Por isso, o impacto emocional costuma ser significativo, especialmente no público feminino. Como dermatologista em Joinville que trata calvície feminina, sei que cuidar do cabelo é também cuidar da autoestima.
Principais causas da calvície genética
Embora o fator genético seja predominante, ele não age sozinho. Em alguns casos, questões hormonais como doenças que elevam os hormônios andrógenos no sangue e a puberdade, aceleram a progressão da queda.
Além disso, hábitos de vida (tabagismo), deficiências nutricionais, estresse crônico e até o uso de determinados anticoncepcionais hormonais podem agravar o quadro. Por isso, é essencial uma avaliação completa para entender todos os fatores envolvidos.
Como é feito o diagnóstico da alopecia androgenética em Joinville
Aqui na clínica, o diagnóstico é feito de forma cuidadosa. Primeiro, escuto o relato do paciente com atenção. Em seguida, realizo o exame clínico e a tricoscopia, uma lente de aumento que permite analisar o couro cabeludo em detalhes.
Em alguns casos, também peço exames laboratoriais ou biópsia para investigar outras possíveis causas associadas. Dessa maneira, consigo definir um plano de ação mais seguro e eficaz.
Tratamentos disponíveis além do implante capilar
Muita gente acredita que apenas o implante capilar resolve. No entanto, o tratamento cirúrgico apenas funciona se o tratamento clínico estiver bem orientado (medicamentos orais, tópicos e/ou intralesionais).
Saiba mais sobre elas:
Medicamentos tópicos e orais
Os medicamentos são uma base importante no controle da calvície. Em geral, prescrevo ativos tópicos que estimulam o crescimento dos fios e reduzem a ação da Di-hidrotestosterona – DHT.
Associo medicamentos orais que ajudam a estabilizar o quadro e evitar a progressão da queda. Com essa combinação, conseguimos estimular os folículos e recuperar parte da densidade perdida.
Mesoterapia capilar com ativos personalizados
A mesoterapia capilar ou intradermoterapia é recomendada como tratamento adjuvante para casos avançados da doença e quando queremos um efeito mais rápido do tratamento. Nesse tratamento, aplico no couro cabeludo medicamentos que atuam na fisiopatologia da doença como dutasterida e minoxidil.
Por agir diretamente no local, esse tratamento pode apresentar menores efeitos colaterais sistêmicos.
Qual o melhor momento para iniciar o tratamento?
O melhor momento é agora. Afinal, quanto mais cedo agimos, maior a chance de preservar os folículos e evitar o avanço da calvície.
Por outro lado, quanto mais o tempo passa, menor é a quantidade de folículos viáveis e mais difícil se torna reverter o quadro. Por isso, não espere a queda se agravar. Marcar uma avaliação é o primeiro passo para cuidar da saúde dos seus cabelos com segurança e estratégia.
Onde encontrar uma dermatologista especializada em queda capilar em Joinville?
Se você está em Joinville e suspeita que a queda de cabelo possa estar relacionada à alopecia androgenética, saiba que pode contar com o meu acompanhamento.
Afinal, alopecia androgenética tem tratamento, mas é preciso identificar as causas reais, conversar sobre hábitos, rotina e histórico de saúde para que o plano seja eficaz e seguro. É isso que fazemos na avaliação: entender o seu caso de forma completa, com escuta e embasamento técnico.
Portanto, se você percebeu afinamento dos fios, perda de volume ou mudanças na linha central do couro cabeludo, agende uma avaliação. Estou aqui para lhe ajudar a entender o que está acontecendo com clareza e, acima de tudo, para caminhar ao seu lado em busca de soluções reais para a saúde do seu cabelo.

